sexta-feira, 20 de abril de 2012

O sentido atribuído a Cruz II

Como foi falado no texto "O sentido atribuido a Cruz",  vamos ver alguns modelos de Cruzes e tentar entender o sentido. 

Cruz simples: Em sua forma básica a cruz é o símbolo perfeito da união dos opostos, mantendo seus quatro “braços” com proporções iguais. Uma cruz simples representa a redução à unidade, campo de manifestação exterior que, partindo de um ponto central expande-se nas quatro direções. Também conhecida como crux immissa quadrata.  Usada pela Cruz Vermelha, por algumas congreções religiosa e o sinal positivo e alguns estudiosos denominam esta como Cruz Grega, pois foi encontrada em muitas escritas de origem  grega antes da era cristã. 
Cruz Franciscana (Tau):  Como falamos na publicação anterior o uso deste simbolo´pelos franciscanos  é baseado no texto de Ezequiel 9,4  ela  é também  vista como o martelo do deus do Trovão na cultura nórdica  e  como o martelo da justiça divina no antigo Egito. O 
Tau ( 19º Letra do alfabeto grego e hebraico) assumiu através dos seculos diversos significados, entre eles está o sentido penitencial adquirido no período imediatamente anterior a São Francisco.O Tau representa a figura da cruz, que é sinal da paixão, a realizar em sua vida dignos frutos de penitência e a busca a graça do perdão dos seus pecados.  Foi abraçando essa espiritualidade que São Francisco utilizou muitas vezes o Tau como assinatura e como brasão da Ordem. símbolo também está presente na forma do hábito franciscano. Portanto, o Tau significa a lembrança da redenção e da cruz que nos motiva e manisfestar nossa Fé por meio do serviço e do testemunho dedicados aos mais necessitados.
Cruz de são Damião o sentido e significado  
Cruz de São Damião: Foi por meio do crucifixo de São Damião  de origem bizantina que Jesus falou a Francisco : " Francisco reconstrói minha Igreja ". Uma artista desconhecida, natural da Úmbria, pintou o crucifixo no seculo XII. Foi pintado num pano colado sobre madeira (nogueira). Tem 1,90 de altura, 1,20 de largura e 12 cm de espessura. O mais provável é que tenha sido pintado para ser colocado no altar da igreja de São Damião. Em 1257, as clarissas deixaram a Igreja de São Damião e foram para São Jorge, levando o crucifixo com elas. A cruz cuidadosamente conservada por 700 anos, foi mostrada ao público pela a primeira vez, na semana Santa de 1957, sobre novo altar da Capela de São Jorge na basílica de santa Clara de Assis. 
Cruz Cristã:  Definitivamente o mais conhecido símbolo cristão, que também recebe o nome de Cruz Latina. Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Além da crucificação, ela representa a ressurreição e a vida eterna Na sua simbologia, a Cruz Latina tem dois significados: A trave horizontal significa o Alfa e o Ómega, ou seja, o princípio e o fim. A trave vertical significa, na visão de alguns, a ligação entre o céu e a terra.
Cruz de Santo André: também é chamada crux decussata. André se recusou a ser crucificado em cruz semelhante a de cristo por se achar indigno, e suplicou para ser crucificado nessa cruz em forma de X. Essa cruz é simbolo da humildade e do sofrimento 
Cruz de Osíris: Visto pelos cristão como  uma cruz  que se opõem ao cristianismo. No antigo Egito como a Chave do Nilo, o seu sentido é de Eternidade e continuidade. No século XIX a cruz ansata foi adotada por correntes esotéricas e ocultistas do ocidente, como forma de resgate da tradição egípcia.cantor Raul Seixas foi um dos popularizadores do Ankh aqui no Brasil. O selo da Sociedade Alternativa criada por ele possuía um Ankh com dois degraus na haste inferior, simbolizando a ascensão do mago nos degraus da iniciação rumo à imortalidade. A Cruz é constituída por um círculo entrelaçado a duas pontas opostas, simbolizando a unidade (círculo) originária da síntese dos opostos(duas retas), ou o nascimento da dualidade a partir de uma unidade fundamental. 
Cruz de Anu:Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse símbolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço. A realeza de Anu foi talvez a mais longa; corresponde à aurora da civilização e sem dúvida aos tempos proto-históricos; daí a circunstância de não possuirmos quase nenhuma prova da sua supremacia. 
simbolo da comunicação uma
Cruz de de Anu
conta a lenda que Anúbis  preso aos encan­tos de Istar, Anu desejava, há muito tempo, pô-la em pé de igualdade com ele; consulta, então, os deuses sobre a oportu­nidade de reabilitar sua amante; o “conselho de família” das divindades é unânime a lhe sugerir que regularize sua situação com a formosa deusa. Anu, então, eleva Istar até junto do seu trono; seu nome de casamento será Antu, a forma feminina do nome do esposo, como Nin-lil é a forma feminina de Enlil. Depois dessa exaltação, Ismr, a sumeriana Inin, ocupa lugar de desta­que no céu, junto de Anu e se identifica com o planeta Vênus
Cruz Patriarcal:Outrora conhecida como Cruz de Lorena, e usada pela Igreja ortodoxa russa, possui um “braço” menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga.
Cruz de Jerusalém: Formada por um conjunto de cruzes, possui uma cruz principal ao centro, representando a lei do antigo testamento, e quatro menores dispostas em cantos distintos, representando o cumprimento desta lei no evangelho de cristo. Tal cruz foi adotada pelos cruzados graças a Godofredo de Bulhão, primeiro rei cristão a pisar em Jerusalém, representando a expansão do evangelho pelos quatro cantos da terra.
Chamada por alguns de Cruz Eslava, possui um “braço” superior representando a inscrição colocada durante a crucificação de cristo, e outro inferior e inclinado, que traz um significado dúbio, dos quais se destaca a crença de que um terremoto ocorrido durante a crucificação causou sua inclinação.
Cruz do Calvário: Firmada sobre três degraus que representam a subida de jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia.

Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer.  Os rosas Cruz  que tem sua origem no século XIV tinham o seguinte lema:  "sejamos honestos para obter a compreensão e conhecimento da filosofia"; descrevendo-se simultaneamente como Cristãos, "Que pensam vocês, queridas pessoas, e como parecem afetados, vendo que agora compreendem e sabem, que nós nos reconhecemos como professando verdadeira e sinceramente Cristo", não de um modo exotérico, "condenamos o Papa", e sim no verdadeiro sentido esotérico do Cristianismo: "viciamo-nos na verdadeira Filosofia, levamos uma vida Cristã". O modo como são expostos os temas nos manifestos originais e a descrição dos mesmos aponta para grande similaridade com o que é conhecido atualmente acerca da filosofia Pitagórica, principalmente na transmissão de conhecimentos  idéias através de aspectos numéricos e concepções geométricas.
Cruz de Malta: Emblema dos cavaleiros de são João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.
É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão. Existe uma linha que defende que a  Cruz de Malta  assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a Deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação. E outros falam que é ela revela a expansão do evangelho.
A cruz invertida ou a Cruz de São Pedro:  Ligada a Morte de São Pedro, ela foi vista como sinal de Humildade e de resignação na Igreja e ainda pode ser vista em algumas Igrejas da Europa, Contudo, ela também foi adotada na modernidade por grupos  que abominam  o Cristianismo e  para estes,  ela é um sinal da derrota do Cristianismo e tambem confundida com a cruz Nero que é uma cruz invertida em forma do Pé de galinha  
A cruz de Nero ou o logotipo da ND:  diz a história que foi adotada por Lúcio Domício nascido em Ahenabarbus 37-68 dC. o conhecido  imperador Nero   quinto e último imperador romano da dinástia Julio-Claudiana é lembrado na história por perseguir os cristãos e bota fogo em Roma, era tão perverso que ele mesmo executa a  própria mãe, adota a cruz de cabeça para baixo com os braço quebrados  sinalizando o fim do movimento Cristão   com a morte de São Pedro durante o seu  governo  e também ele a usa para ofender os judeus no período da guerra romano-judaica(66 - 70 dC).   
Em 711 dC, os  sarracenos,  fizeram o uso deste sinal  em seus escudos simbolizado  a quebra da cruz cristã. Para alguns, a cruz quebrada foi equiparada a um símbolo satânico, conhecido como craw, o corvo,  árvore da vida investida ou   pé bruxa   e o   sinal foi usado pela "SS" alemão para ser mais exato na 3 ª Divisão Panzer 1941-1945.
Recebe um novo sentido   em 21 de fevereiro em 1958 na Inglaterra por  Gerald Herbert Holtom (1914 - 1985) que  diz ter criado  a marca com finalidade de protestar contra o uso de armas nucleares  ele explicava o simbolo assim:   A primeira  imagem representa um indivíduo, em desespero, com o exterior mãos mão espalmada e para baixo na forma de camponês  antes do pelotão de fuzilamento,  a  segunda imagem à direita mostra um dos  o símbolo da paz. Os opositores do movimento da paz, por vezes, ficam felizes em ver as mãos para baixo, que simboliza os camponeses sendo mortos por um pelotão de fuzilamento. Ele diz que  o corpo forma as iniciais: ND (Nuclear Disarmament). E nas decadas seguintes ela foi adotada pelos movimentos hippies e diversos tipos de bandas  de rock e muitas celebridades usam tal simbolo  com simbolo da Paz   e Igreja devido  ao histórico de tal Cruz  a considera satânica ou anti cristã e interpretação que se dá é  Paz sem Cristo.   
Suástica ou Cruz Gamada: Para os menos sabidos,   ela também é uma especie de Cruz e representa energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus “braços” movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo. Mas em vários povos se vê o uso deste simbolo:  os índios Hopi,   Astecas,  Celtas,   Budistas,  Gregos,    Hindus e em diversas culturas é um símbolo basicamente relacionado com boa sorte a evolução.  O termo tem  sua origem da língua sânscrito´na original é “svastika”. Ela é formada do prefixo “su-“, significando “bom, bem” e “-asti”, uma forma abstrata para representar o verbo “ser”. “Suasti” significa, portanto, “bem-ser”. O sufixo “-ca” designa uma forma diminutiva, portanto “suástica” pode ser literalmente traduzida por: “pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)”
Ainda temos outras formas de Cruz e variações.
Exite ainda as cruzes adotadas por congregações religiosa, Movimentos e Pastorais podemos  cita  pelo menos três: 
A Cruz Dehoniana[*]:  Por si só, é símbolo da entrega de Cristo por toda humanidade. O amor, visivelmente expresso também no símbolo do coração, é a presença viva de Cristo Ressuscitado na Eucaristia, entendida como atitude de proximidade adorável. O Coração de Cristo se dá e se revela plenamente sobre a cruz, entregando-se como oferta vitimal para a libertação e a salvação dos pecadores, uma entrega de amor sem medida, oblativo, oferta da vida para que tivéssemos mais vida. Na cruz, vemos o Coração de Deus, um Deus que ama tanto a humanidade a ponto de dar sua vida , esse é o sentido da Cruz Dehoniana.
A Cruz da PJ: A pastoral da Juventuda da Igreja Católica adota a Cruz com o PJ no centro sendo iniciais da mesma e com ela leva o seu lema qué jovem evangelizando jovem. O desenho e composto por um circulo que representa a nova  aliança,  a cruz estilizada representa  o caminho que os jovens  seguem na construção do Reino de Deus e a cor vermelha é utilizada  para  recorda a paixão e o martírio de muitos jovens.      
Meu Cordão do MCC com o anel de Tucum e a
Imagem de N. Senhora de Guadalupe
A cruz no MCC[+] O cursilho é uma experiência de  viver o triduo Pascal e com isso no fim do encontro se  recebe uma Cruz  com as iniciais do  movimento  e a frase lema do MCC: “Conto com Você” no verso da Cruz e na frente a imagem do Cristo Crucificado.
 Em particular consideramos   a Cruz o  verdadeiro simbolo  MCC
 A cruz peregrinaconhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ e  muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz peregrina entregue aos jovens Brasileiros
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora no Brasil preparando a JMJ 2013 que ocorrera em julho de 2013  na Arquidiocese do Rio de Janeiro e  agora ela esta peregrinando pelas Dioceses do Brasil.   

Enfim podemos ver diversos tipos de Cruzes e com ela vários sentidos contudo, esperamos que para todos ela represente  a certeza da Vitória e saibamos que aqui neste texto são apenas algumas orientações e pode haver outro ponto de vista. 


[*] Padre Zezinho, Padre Fabio de Melo, Padre Joazinho são da familia Dehoniana.    
[+] Movimento de Cursilho de Cristandade