quinta-feira, 10 de abril de 2014

A origem do Movimento de Cursilhos II

Padroeiro e o reconhecimento do Papa.
  No dia 14 de Dezembro de 1963, no primeiro ano do seu Pontificado, o Papa Paulo VI, declarou o Apóstolo São Paulo patrono  celestial dos Cursilhos de Cristandade, "com todas as honras e privilégios litúrgicos devidos a tal título" na primeira ultréia mundial. 
 Em  julho 2000 aconteceu na cidade de Roma na 3º ultréia mundial veja uma parte da homilia abiaxo e  4 ano mais tarde  o Beato João Paulo II reconheceu o Movimento de Cursilhos como um Movimento Eclesial[1] feito por Clero, Consagradas, Consagrados e pelo povo Leigo da Igreja Católica Romana
·                  
  “Caríssimos Irmãos e Irmãs
1. Sinto-me feliz por dirigir a minha afetuosa saudação a todos vós aqui reunidos dos cinco continentes para o terceiro encontro dos Cursilhos de Cristandade, a Ultreya do Grande Jubileu. Obrigado pela vossa visita e sejam todos bem-vindos.  Saúdo os cursilhistas de língua espanhola, vindos da América e da Espanha, recordando que foi em Palma de Maiorca que nasceu esta experiência apostólica, iniciada pelo Mons. Juan Hervás, zeloso pastor dessa comunidade eclesial.  Dou-vos as boas-vindas e encorajo-vos a fazer desta Ultreya do Grande Jubileu um tempo de renovado compromisso na santidade de vida e de apostolado.  Dirijo uma cordial saudação de boas-vindas a todos os participantes de língua francesa. Depois, dirijo de todo o coração uma saudação àqueles que aqui vieram dos países de expressão alemã. Oxalá esta celebração revigore a vossa fé. Saúdo a Presidente do Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade e agradeço-lhe as cordiais expressões que me transmitiu em vosso nome, apresentando o compromisso apostólico do vosso Movimento e o bem que o Senhor realiza através de vós. Saúdo os fundadores e animadores espirituais, assim como os responsáveis do Movimento. Esta vossa presença, tão diversificada e festiva, testifica que a pequena semente lançada na Espanha, há mais de cinquenta anos, se tornou uma árvore frondosa, rica de frutos do Espírito. Aliás, ela continua a constituir uma feliz resposta ao interrogativo formulado pelo meu venerado Predecessor, o Papa Paulo VI, à primeira Ultreya mundial em Roma: "O Evangelho tem ainda a capacidade de conquistar o homem amadurecido... na civilização tanto urbana como rural?" (AAS, 58 [1966], pág. 503).  Por isso, uno-me com alegria à vossa ação de graças ao Senhor por tudo aquilo que Ele levou a cabo e não cessa de realizar no seio da Igreja, através dos Cursilhos de Cristandade.  O tema desta Ultreya mundial "Evangelizar os ambientes do terceiro milênio cristão: um "desafio" para os Cursilhos de Cristandade" testemunha o esforço por repropor com renovados instrumentos e entusiasmo a experiência de Cristo aos homens e às mulheres do século XXI. Isto torna-se ainda mais urgente, considerando que "inteiros países e nações, onde outrora a religião e a vida cristã foram tão prósperas e capazes de dar origem a comunidades de fé viva e operosa, se encontram hoje sujeitos à dura prova e, por vezes, até são radicalmente transformados pela contínua difusão do indiferentismo, do secularismo e do ateísmo" 
(Christifideles laici, 34)”.
   


Organograma do Cursilho.

As ultréias.
Senhores e senhoras o MCC[2]  il  tem em  sua prática a realização da famosas ultréias setorial, Diocesana, regional, Nacional, continental e mundial.
Ultréia  ou ultreya,  é uma palavra de origem latina que pode ter vários  sinônimos    que são eles  mover-se,  ir além, , vá em frente, depressa, vá em em frente  ou mais bonito  que  foi descoberto nas paginas da Wikipédia   O “BOM CAMINHO” ou ainda temos alguns se refere como Maranathá[3] (VEM SENHOR JESUS)  ´.    Foi uma saudação  nascida antes do  MCC existir era comum para todos  os jovens e adultos que fazem o caminho de Santiago saudarem seus   pares com a palavra ultréia.

Ø Saudação decolores.

Decolores era um café onde se reuniam o grupo de jovens da Ação Católica que ia modelando o Cursilho. Nessa época era frequente cantar a canção popular «Decolores» e esse grupo fazia-o com animação nesse café. O grupo acabou sendo conhecido como os «Decolores». A letra foi modificada e adquiriu novos significados: estar «Decolores» significava (e significa) estar cheios da Graça de Deus, viver com Ele, comprometermo-nos com Cristo e com o irmão, transformando-se numa espécie de hino dos cursilhos. Decolores é uma mensagem positiva adotada pelos cursilhistas que significa  desperta para realidade. Colorindo o mundo com a graça vida do Retiro dos Cursilhos.
 «Decolores» é estar com o Senhor, Desperta para Vida nova em Cristo.
Leia também
  1.  A origem do MCC no mundo  
  2.  A origem do MCC no Brasil e Diocese de Nova Iguaçu
  3.  São Paulo Padroeiro do MCC.


[1] Movimentos eclesiais são agrupamentos de fiéis da Igreja Católica organizados de acordo com as dioceses ou independentemente, previstos no Código de Direito Canônico. Os movimentos eclesiais podem ou não ter estatuto próprio. Existem de vários modos, de acordo com uma necessidade local da Igreja ou mesmo do tempo em que vivem. Os movimentos caracterizam-se por agirem com mais liberdade do que as associações de fiéis (privadas ou públicas) tanto no agir pastoral quanto na participação de novos membros.
[2] - Movimento de Cursilhos de Cristandade
[3] I corintios 16,22 e Ap 22, 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.