quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mulheres na Diaconia, no Presbiterato e no Episcopado.

Rev. Carmen Etel Alves  primeira
brasileira no Presbiterato anglicano

Uma das riquezas da Igreja Anglicana é a possibilidade da mulher integrar o clero de forma plena com todos os direitos e deveres, vejamos a História deste fato.   No período da II Guerra Mundial no ano  1944, a Igreja de Hong Kong passava por uma situação singular: não havia homens dispostos a assumir cargos de sacerdócio. Os bispos da província decidiram, então, ordenar uma mulher. Florence Li foi mandada para a colônia de Macau e entrou para a história como a primeira sacerdotisa de uma religião cristã.  Na Igreja Anglicana as decisões, em geral, aparecem antes dos conflitos: com Florence Li, a discussão de gênero veio à tona. A questão só foi debatida oficialmente em 1968. E precisou de outros 10 anos na Conferência Lambeth de 1978 onde  Igreja da Comunhão Anglicana decidiu recomendar tal ordenação.
Não parece uma questão tão complexa.  Os religiosos mais conservadores entendem que, uma vez que Jesus nomeou 12 apóstolos, todos os homens, sacerdotes mulheres vão contra a ordem natural da Igreja. Os liberais discordam, argumentando que essa leitura restrita do evangelho pode dar margem a discriminações. E  maioria. Hoje, grande parte das províncias aceita mulheres na hierarquia da Igreja. “Os anglicanos enfrentam os desafios da sociedade moderna com muita propriedade. Em vez de expurgar uma facção dissidente, eles tentam conviver com a diversidade”, diz o sociólogo Edin Sued Abmansur, professor de teologia da PUC de São Paulo. Não é por acaso que boa parte dos novos fiéis venha de outras denominações cristãs – em geral, são ex-católicos ou ex-evangélicos, em busca de aceitação e acolhimento.
Dua diaconisas 
No Brasil, em maio de 1985, a revda. Carmen Etel Alves Gomes foi a primeira mulher a ser ordenada às sagradas ordens. Foi a consolidação de um processo iniciado em 1973, acumulando diversas conquistas femininas, e que teve fim no Sínodo realizado em junho de 1984, o qual aprovou a ordenação feminina na IEAB. Hoje, cada vez mais, as mulheres têm um papel decisivo na Igreja Anglicana. Outra conquista importante foi a eleição, na Catedral da SS. Trindade Porto Alegre, da primeira deã brasileira a revda. Marinez Rosa dos Santos, em janeiro de 1999.
Bispa Nerva (ao centro) e Bispa Katerine
 com as clérigas das diversas Províncias Anglicanas
Mas ainda há de ser caminhar muito pois, ainda não existe no Brasil uma  mulher no ministério Episcopal. Na America Latina a primeira mulher no Ministério Episcopal ordenou-se em  Cuba  em junho de 2007 a reverenda: Nerva Cot Aguilera ( falecida em 12 de julho de 2010), sendo casada com Deão da Catedral e  com um casal de filhos presbíteros da Igreja Anglicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.